Assim como a amamentação deve obedecer a livre demanda e respeitar o sistema de regulação da fome x saciedade, a proposta deste método - BLW segue a mesma idéia, fazendo com que o bebe tenha acesso aos alimentos cortados ao seu alcance, escolhendo quando e como levar os pedaços à boca. A amamentação é dominada pelo bebê, desde os seus primeiros minutos de vida. Portanto, é fisiológico e racional que seja seguido o mesmo principio, quando, após o sexto mes, inicia-se a oferta de sólidos. Essa forma de alimentar o bebe não é nova, pais do mundo inteiro tem praticado isso há anos. O que acontece que agora tem um nome, conforme esclarece a autora do livro Baby-led Weaning, a agente de saúde britânica Bill Rapley. Aos seis meses ao cessar a amamentação exclusiva e se inicia a alimentação complementar, os bebes estão mais preparados para alimentos que exigem mastigação. Nessa fase já sentam sem apoio, levam objetos à boca com as mãos e demonstram interesse no que os adultos comem.
Como fazer? O bebe sentado junto à familia na hora da refeição deve receber os alimentos em porções e formatos que consiga pegar com a mão. Cenouras cozidas e cortadas como palitos, brocolis, frutas em pedaços são boas escolhas. No inicio o bebê mais brinca do que come. É preciso tempo, calma, paciência, numa situação que não esteja irritado ou com muita fome. Não obrigar o bebe a comer, premiar, elogiar ou distrair.
Vantagens (British Medical Journal): menor risco de obesidade no futuro, desenvolvimento da capacidade de regular o proprio apetite e de identificar o momento em que estão satisfeitos, maior coordenação motora e habilidades sociais ao participar das refeições em familia.